top of page
Buscar

Esses alimentos vão te dar energia para treinar como nunca antes!

  • Foto do escritor: Nutri Mayara Lindsey
    Nutri Mayara Lindsey
  • 12 de fev.
  • 3 min de leitura

Você sabia que as refeições que você faz antes do treino podem fazer toda a diferença no seu desempenho? Escolher os alimentos certos não só aumenta sua energia como também melhora seu desempenho, ajudando você a alcançar seus objetivos com mais facilidade. E quando o assunto é energia para o treino, os carboidratos são os grandes protagonistas!


Por que a alimentação antes do treino é tão importante?

Todas as refeições que antecedem o treino ajudam a garantir a energia durante os exercícios, por repor o glicogênio muscular — que é o principal combustível utilizado durante atividades de alta intensidade. Quanto mais glicogênio armazenado nos tecidos, maior é a sua capacidade de explosão, força e desempenho.

Além disso, consumir carboidratos imediatamente antes do treino (consumir quantidades moderadas, 20-30g de carboidratos de fácil digestão, cerca de 30-45 minutos antes) ajuda a diminuir a depleção de glicogênio muscular. Isso ocorre porque a glicose obtida desses carboidratos fica disponível na corrente sanguínea, sendo utilizada como energia rápida, o que poupa o glicogênio armazenado nos tecidos. O resultado? Mais energia ao longo de todo o treino e menor risco de fadiga precoce.

Ressalvas: Consumir uma quantidade muito alta de carboidratos simples imediatamente antes do treino pode causar um pico de insulina, levando à hipoglicemia de retorno em algumas pessoas, o que prejudica o desempenho.


Melhores fontes de energia para antes do treino

Se o objetivo é ter mais disposição e melhorar o desempenho, foque nos carboidratos! Eles são a principal fonte de energia durante o exercício físico. A escolha do tipo de carboidrato e o tempo de consumo, porém, são essenciais para maximizar os benefícios.


30 minutos antes do treino: Energia rápida e explosão



Quando o tempo é curto, escolha carboidratos de rápida absorção, que fornecem glicose quase imediatamente para a corrente sanguínea, garantindo energia instantânea:

  • Banana : Rica em glicose rápida e potássio, ajuda na contração muscular e previne cãibras.

  • Mel : Fácil digestão e fonte rápida de energia. Pode ser consumido com a banana para “aumentar” a energia.

  • Frutas secas (como tâmaras e uvas-passas) : Contêm açúcares simples que fornecem energia imediata.


Por que funciona? Esses alimentos fornecem glicose rápida na corrente sanguínea, poupando o glicogênio muscular e garantindo energia durante o treino.


1 a 3 horas antes do treino: Energia constante, prevenção de fadiga e ajuste de glicogênio



Se você tem um tempo maior antes do treino, opte por carboidratos de digestão um pouco mais lentos, que não só mantêm os níveis de glicose no sangue como também são convertidos em glicogênio muscular, garantindo energia constante e explosão durante o treino:

  • Aveia com frutas frescas: Combinação que oferece carboidratos complexos e simples, garantindo energia constante e ajudando na reposição de glicogênio muscular.

  • Pão integral com geleia natural: Fonte de carboidratos de absorção moderada, fornece energia gradual enquanto contribui para o estoque de glicogênio.

  • Batata doce cozida: rica em carboidratos complexos, oferece energia prolongada e auxilia na manutenção do glicogênio muscular.


Por que funciona? Esses alimentos ajudam a repor e manter os níveis de glicogênio muscular, essenciais para explosão e desempenho durante o treino, além de garantir energia constante, evitando quedas bruscas ao longo do exercício.


Carboidratos: O segredo para um treino poderoso!

Ao priorizar carboidratos antes do treino, você aumenta os estoques de glicogênio muscular, diminui a depleção do mesmo e garante energia contínua, melhorando seu desempenho e evitando a fadiga precoce. Além disso, essa estratégia mantém sua força e explosão ao longo do exercício.

Quer potencializar ainda mais seus treinos? Uma alimentação personalizada faz toda a diferença na sua energia, força e resultados! Agende agora uma consulta e descubra como ajustar sua dieta para alcançar seus objetivos com mais facilidade e disposição.



 
 
 

Comments


Nutrição esportiva - Emagrecimento - Hipertrofia - Definição - Performance - Reeducação Alimentar

bottom of page